Turismo e Entretenimento

Belo Horizonte – MG

Guia de Cidades Turísticas do Brasil – Roteiros Turísticos

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro. Apesar de sua área estar quase que completamente urbanizada, a cidade possui vários parques urbanos e áreas verdes que abrigam mananciais e várias espécies de vegetais e animais. Também são uma nativa para a prática de atividades recreativas e culturais.

Frequentemente, a cidade realiza concertos musicais e teatrais no Parque Municipal, na Praça da Liberdade e no Parque das Mangabeiras, além de vários festivais internacionais de teatro e de dança durante o ano, o que atrai artistas de todo o mundo para seus eventos.

Veja também:
Hoteis e Pousadas em Belo Horizonte
Pacotes de Viagem
Passagens Aereas com menor preço
Passagem de Ônibus

 

Principais Pontos turísticos de Belo Horizonte – Minas Gerais

 

Pampulha - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Belo Horizonte (BH)

Pampulha

A 8,5 km do centro de Belo Horizonte está a Região da Pampulha, com uma grande lagoa artificial, com belas e modernas residências. Ali há um conjunto arquitetônico de importantes obras: a Capela de São Francisco de Assis, localizada na beira do lago, projetada por Oscar Niemeyer e decorada com pinturas de Cândido Portinari, recebeu jardins do paisagista Roberto Burle Marx. É também na Pampulha que se encontra o estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como o Mineirão, o segundo maior estádio de futebol do país; o Mineirinho, a Casa do Baile; o Museu de Arte da Pampulha (MAP); o Parque Ecológico da Pampulha; o Jardim Botânico de Belo Horizonte; o Parque Guanabara e o Jardim Zoológico da cidade.

 

Parque Municipal das Mangabeiras - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Belo Horizonte (BH)

Parque Municipal das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras, localizado na Serra do Curral, é a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina, sendo um local definido como de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público. O espaço é habitado por mais de uma centena e meia de espécies de aves. A mata é composta por diversas amostras da vegetação mineira. A paisagem verde foi projetada por Burle Marx e está localizada a mais de mil metros de altura, em um dos pontos mais altos de Belo Horizonte.

 

Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Belo Horizonte (BH)

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renê Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte.  O Parque Municipal possui diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas e é também refúgio para a fauna silvestre. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para skate e quadra de tênis.

 

Savassi - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Belo Horizonte (BH)

Savassi

Mais que um bairro, a Savassi é uma região tradicional de comércio na cidade e de vida noturna, com muitos clubes, restaurantes, casas de shows e boates. Engloba a Praça da Liberdade, um grande shopping (o Pátio Savassi), parte da Avenida do Contorno e o início da Avenida Nossa Senhora do Carmo.

 

Feira da Afonso Pena - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Belo Horizonte (BH)

Feira da Afonso Pena

Reunindo aproximadamente 50 mil visitantes por semana, a Feira da Afonso Pena conta com mais de 2.500 expositores que expõem e vendem trabalhos artesanais. Os produtos chegam de diversas regiões do estado: das peças artesanais do Vale do Jequitinhonha até as roupas de frio do Sul de Minas, incluindo quinquilharias, bijuterias, sapatos e alimentos.  O turista tem na feira um autêntico encontro com o artesanato e a culinária típica, expressões da grande riqueza cultural verificada no Estado.


Praça da Liberdade - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Belo Horizonte (BH) Praça da Liberdade

O complexo paisagistico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte, e fica na região da Savassi.  A praça da Liberdade conta ainda com coreto e fonte luminosa. O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, são um convite aos passeios e caminhadas.
 

Mercado Central - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Belo Horizonte (BH)

Mercado Central

No centro de Belo Horizonte está o Mercado Central, centro popular da cultura mineira na capital e grande atração turística de Belo Horizonte. O Mercado Central foi criado em 7 de setembro de 1929. Ao longo dos anos, foi ampliando suas atividades e hoje além de produtos alimentícios pode-se encontrar lá desde artesanato a animais de estimação, de artigos religiosos a relojoaria, dentre várias outras especialidades em suas 400 lojas.

Essa diversidade fez do Mercado Central um centro popular da cultura mineira, onde há o convívio de realidades sociais diversas que o tornam ainda mais interessante. No Mercado Central também se encontra animais, flores, artesanatos, frutas, queijos de todos os tipos e comidas. Um prato famoso de “tira-gosto” é fígado com jiló.
Confira outros Pontos Turísticos da Região Sudeste ou veja mais Roteiros Turísticos e Pontos Turísticos de Minas Gerais


Confira as melhores ofertas de hospedagem em Belo Horizonte – MG


Booking.com

você pode gostar também