Ouro Preto – MG

Guia de Cidades Turísticas do BrasilRoteiros Turísticos

Cidade que conta com o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma jóia encravada nas montanhas de Minas. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, inspirados nos modelos europeus, criando um estilo nacional diferenciado.

Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais.

Veja também:
Hoteis e Pousadas em Ouro Preto


Principais Pontos turísticos de Ouro Preto
– Minas Gerais

 

Trem da Vale - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro PretoTrem da Vale

O Trem da Vale recuperou o trecho ferroviário entre Ouro Preto e Mariana, com 18 Km de extensão. A tradicional Maria-Fumaça voltou aos trilhos, puxando uma composição móvel que inclui um vagão panorâmico, especialmente adaptado para receber uma estrutura transparente que permite uma vista excepcional da paisagem. Os prédios das estações do percurso – Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana – foram restaurados e o paisagismo de suas áreas externas foi recuperado. Além disso, as estações âncora do projeto – Ouro Preto e Mariana – foram transformadas em espaços culturais com diversos equipamentos e espaços expositivos.

www.tremdavale.org

 

Mirante do Morro São Sebastião - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro PretoMirante do Morro São Sebastião

Localizado no alto do morro de São Sebastião, em local cercado por uma muralha de pedra de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. O Mirante do Morro São Sebastião é local ideal para filmagens e fotografias.

 

 Parque Estadual do Itacolomi - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro Preto

Parque Estadual do Itacolomi

Está situado na serra de mesmo nome, entre os municípios de Ouro Preto e Mariana. O Parque Estadual do Itacolomi oferece centro de visitantes, sanitários, auditório e restaurante e lanchonete. A visitação é guiada tanto na parte histórica quanto nas trilhas e expedições. Os monitores, estudantes de nível superior e médio, conduzem os visitantes passando informações a respeitos dos atrativos. Marco da Estrada Real.
Lá situa-se o Pico do Itacolomi que serviu de referência aos viajantes e aventureiros que buscavam ouro e pedras preciosas na região depois de 1694. Nesta área, também encontramos a Fazenda São José do Manso, que abriga a Casa Bandeirista, construção feita por bandeirantes do século XVIII, e o Museu do Chá. A fazenda foi um grande núcleo produtor de chá na primeira metade do século XX, chegando a cultivar 1.800.000 pés de planta.

 

Estação Ecológica Tripuí - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro PretoEstação Ecológica do Tripuí

Situada no vale do Ribeirão Tripuí, onde se deram os primeiros achados de ouro. A Estação Ecológica do Tripuí foi criada em 1978 para a preservação do Peripatus acacioi, animal invertebrado raro, considerado um fóssil vivo. Reúne 486,9 hectares de mata, fauna e flora variadas. Entre estas belezas naturais podem ser encontrados vestígios da antiga Estrada Real. Tripuí significa água veloz na língua tupi.

 

 Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro Preto
Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas

O Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas possui cachoeiras, piscinas naturais e área de camping. A Cachoeira que dá nome ao parque está no interior de uma formação rochosa semelhante a uma gruta e é assim chamada por abrigar grande quantidade de andorinhas-de-coleira no verão.
Área 314 hectares – Altitude média 1.300 metros

 

Morro da Queimada - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro PretoMorro da Queimada

Ruínas, bocas de minas e moinhos do antigo Arraial do Ouro Podre formam interessante conjunto, valorizado pela paisagem natural. As ruínas do Morro da Queimada permitem visualizar a formação dos primeiros núcleos mineradores, que deram origem a Vila Rica.

 

Parque Horto dos Contos - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro PretoParque Horto dos Contos

O Parque Horto dos Contos é uma área verde situada na região central de Ouro Preto, de onde se descortina uma das mais belas e peculiares vistas da cidade. Possui completa infra-estrutura de lazer com lanchonete, mirantes, quadra, parque infantil, sanitários, vestiário e anfiteatro.

 

Mina Chico Rei - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de Ouro PretoMina Chico Rei

Situa-se nos fundos do quintal de uma propriedade particular. A Mina Chico Rei encontra-se bem conservada. Um dos percursos que se visita é iluminado, o outro não. Nas paredes da mina encontram-se cavidades onde era depositado o ouro recolhido durante o dia. A área total é de 80Km² com 175 galerias abertas, escavadas em três níveis de profundidade.

 

Mina do Padre Faria

A Mina do Padre Faria tem um comprimento total de 800m porém, somente 80 metros estão abertos à visitação. A mina termina em um mirante. Existe toda uma infra-estrutura para visitação: há escadas com corrimãos, chão coberto por cascalho e iluminação interna. Em um dos pontos da mina existe uma cavidade que acolhe uma imagem de São Jerônimo, o Xangô dos escravos.

 

Mina do Taquaral

A Mina do Taquaral possui um amplo local de lazer com piscinas de águas das duas minas que existem no local.

 

Mina Velha

É uma mina rudimentar que possui em média de 5 a 6 gramas de ouro por tonelada. A Mina Velha é datada do período colonial.

Confira outros Pontos Turísticos da Região Sudeste ou veja maisRoteiros Turísticos ePontos Turísticos de Minas Gerais


Confira as melhores ofertas de hospedagem em Ouro Preto – MG


Booking.com

você pode gostar também

Comentários estão fechados.