Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017 abre inscrições

Resorts terão avaliação exclusiva, ganhando uma subcategoria dentro de Meios de Hospedagem. Inscrições vão até 1º de setembro

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017
Foto: Equipe responsável pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Foi dada a largada para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017, maior premiação de turismo sustentável do país, com inscrições abertas até o dia 1 de setembro no site da entidade (www.braztoa.com.br).

Em cinco edições, o Prêmio já teve mais de 275 projetos cadastrados e 60 cases premiados.

Saiba as novidades para a edição que acontece no Ano Internacional do Turismo Sustentável, intitulado pela ONU.

 

Cadastro e novas categorias

O sistema de cadastro é muito simples, pensado para poupar o máximo de tempo dos interessados, que deverão responder apenas seis perguntas, fazer um breve resumo e enviar uma apresentação que ajude a demonstrar os benefícios do seu projeto.

Um dos diferenciais de 2017 é a criação da subcategoria Resorts, dentro de Meios de Hospedagem, que permite uma avaliação mais precisa para esses empreendimentos.

 

Quem pode se inscrever

  • Associados Braztoa: operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados.
  • Agências de Viagem: empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.
  • Meios de Hospedagem: hotéis,resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).

o   Resorts (subcategoria, dentro de meios de hospedagem) – Empreendimento hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer, em área de amplo convívio com a natureza, na qual o hóspede não precise se afastar para atender às suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.

  • Parceiros do Turismo: abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.
  • Projetos Inovadores: projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior.

Sobre a premiação

Serão indicados três projetos por categoria, que passarão pela fase final de avaliação, quando ocorre a dinâmica de escolha dos jurados e a consolidação dos cases pela Consultoria Eccaplan.

Será eleito um único vencedor por categoria, que ganhará um troféu. A iniciativa que mais se destacar entre todas as categorias, também será ganhadora do troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE.

O júri também poderá destacar uma iniciativa não vencedora, fazendo uma menção honrosa. Além disso, os jurados ou a Braztoa poderão indicar uma iniciativa internacional para também receber uma menção honrosa.

Para completar, a Braztoa promove a divulgação desses cases de sucesso com a Coletânea de Cases de Sustentabilidade, lançada anualmente, onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação também fica disponível no site www.braztoa.com.br.

A cerimônia de premiação acontecerá na segunda quinzena de outubro, em local que será anunciado em breve

Sobre o sistema de avaliação

Os inscritos serão avaliados sob o ponto de vista de todos os critérios estabelecidos, como:

  • Impactos ambientais, socioculturais e econômicos
  • Incentivo ao turismo sustentável
  • Viabilidade financeira
  • Abrangência e Replicabilidade

 

Parcerias

As parcerias com a OMT (Organização Mundial do Turismo), ONU Meio Ambiente e MTUR (Ministério do Turismo) reforçam ainda mais a chancela e a importância da premiação, disseminando conhecimento sobre o assunto.

Há três anos, o MTUR (Ministério do Turismo) oferece apoio institucional ao prêmio com ações como o lançamento de vídeos que relatam as iniciativas sustentáveis dos vencedores das categorias TOP Sustentabilidade, e a impressão anual da Coletânea de Cases vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, obra de referência que traz diretrizes de sustentabilidade para agências, operadoras, companhias aéreas, hotéis e demais fornecedores da cadeia turística.

 

Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.