Turismo e Entretenimento

Rota do Café – PR

Guia de Cidades Turísticas do BrasilRoteiros Turísticos

A Rota do Café é um produto turístico que resgata a vocação do norte paranaense. Mais do que isso, o projeto – desenvolvido pelo SEBRAE do estado – é um dos mais completos e originais do país quando se trata de incentivo ao turismo nacional.

Durante quase três anos uma equipe de consultores traçou o caminho que levaria às tradições históricas da região, de antigas fazendas cafeeiras a excitantes restaurantes rurais – passando pelo maior labirinto formado por pés de café do mundo até estâncias ecológicas.

Mapearam 16 municípios de interesse e identificaram 34 atrativos, tudo a um raio de 200 quilômetros de Londrina – antiga “capital mundial do café” – cidade considerada a base do empreendimento. A proposta da Rota do Café é facilitar experiências de vida, promover vivências pessoais, oferecer lazer e conhecimento ambiental, além de recuperar a memória de um período importante da agricultura brasileira.

A rota do café oferece várias opções de passeios. O turista pode conhecer fazendas históricas desativadas com tulhas e terreiros de secagem do café, passar por cafeterias gourmets, interpretar a história em museus, dormir em propriedades rurais e, dependendo da época, pode até participar da colheita.

Por Sílvia Oliveira | VoucherPress
Fotos: Raul Mattar

 

Veja também:
Hoteis e Pousadas no Paraná
Pacotes de Viagem
Passagens Aereas com menor preço
Passagem de Ônibus

 

Principais atrativos turísticos da Rota do Café – Paraná

 

Museu Padre Carlos WeissMuseu Padre Carlos Weiss

O museu ocupa o prédio da Antiga Estação Ferroviária de Londrina, a terceira maior cidade do sul do Brasil – considerada antigamente como a Capital Mundial do Café. A construção, com arquitetura singular, é um marco histórico da colonização inglesa do Norte Novo paranaense. O Museu Padre Carlos Weiss é o único atrativo acadêmico credenciado à rota. Pés de café verdadeiros fazem parte do acervo que resgata e preserva o patrimônio sócio-cultural de Londrina e região. Promove visitas guiadas gratuitas.

 

ArmazémO Armazém

Como a Rota do Café estimula o turismo de experiência, o projeto contempla lojas e cafeterias gourmets que proporcionam a valorização do produto nacional. O Armazém é uma delas. Localizada no centro de Londrina, a loja é parada obrigatória após a visita ao museu histórico da cidade. Oferece café em grãos para você levar para a casa e ainda um cardápio variado com cafés especiais, bebidas de café, chá, docinhos e diversos acessórios como xícaras e cafeteiras italianas.

 

IbiporãIbiporã

A Fundação Cultural de Ibiporã, município a 15 km de Londrina, produziu o musical “Coração do Café” especialmente para o projeto da rota. Encenado no Cine Teatro Pe. José Zanelli, o espetáculo é um mergulho lúdico que busca reviver a história dos imigrantes que vieram para a região e trabalharam nas lavouras. A Loja de Artesanato – que fica ao lado do teatro – produz peças que se converteram em lindos souvenires da Rota do Café. Para saber os dias e horário do espetáculo ligue para (43) 3178.0215.


Vinícola Casa MullerVinícola Casa Müller

Você pode até achar estranho uma vinícola fazer parte de uma rota que homenageia o… café. Mas essa pequena e charmosa propriedade rural já foi destaque na produção do grão no passado. O solo, antigamente ocupado pela monocultura cafeeira, deu lugar ao cultivo de frutas, principalmente, de uva – produzindo uma bebida com terroir único de café. A Vinícola Müller recebe visitas agendadas. O valor da entrada é convertida na compra de licores, vinhos ou frisantes. Antes de ir, consulte valores.

 

Estância Ecológica GuaicurusEstância Ecológica Guaicurus

É um dos pontos altos da Rota do Café no quesito hospedagem. Localizada no município de Santa Mariana – a 80 km de Londrina – a Estância Ecológica Guaicurus é uma propriedade cafeeira, ainda produtiva, fundada por imigrantes suíços na década de 40. Abriga o maior labirinto de café do mundo. Promove uma experiência única ao visitante que deseja passar alguns dias em uma fazenda de verdade. Os quartos são novos, com farta comida – incluindo produtos da horta orgânica. Tem um lindo amanhecer. Trilhas suaves levam o hóspede a um local estratégico para dar comida aos macacos-prego que por ali circulam. Há diversas atividades como colher frutas frescas no pomar para preparar, na hora, um delicioso suquinho!

 

Fazenda PalmeiraFazenda Palmeira

Muito próxima da Estância Ecológica Guaicurus, também no município de Santa Mariana, a Fazenda Palmeira é uma propriedade cafeeira produtiva. Com estrutura completa, proporciona um passeio dinâmico pelas instalações onde o turista poderá conhecer todo o processo de produção de mudas, plantio, secagem, armazenamento e beneficiamento de café. As visitas guiadas devem ser agendadas previamente. Aceitam grupos com no mínimo três pessoas. O passeio dura em torno de quatro horas e inclui um delicioso café suíço. Antes de ir, consulte valores.

 

Sitio ScandaloSítio Ecológico Scandolo

Focado no lazer e na educação ambiental, esta propriedade oferece ao turista uma extensa área verde que permite caminhadas ecológicas e educativas. O Sítio Ecológico Scandolo  possui um pequeno parque aquático, lanchonete e quiosques para churrasco, além daquelas tradicionais atividades que agradam toda a família como tirolesa, cipó do Tarzan, pescaria e piscinas.  O sítio permite o sistema de day use (9h às 18h), mas tem estrutura para você passar um fim de semana inteiro aqui nos apartamentos ou nas suítes luxos, recém inauguradas. Fica no município de Cambará, a 130 km de Londrina.


Fazenda FloraFazenda Flora e Fazenda Santa Tereza

São duas fazendas de Cambará muito próximas uma da outra que, em parceria com o Sítio Ecológico Scandolo, proporcionam um dos mais belos e interessantes passeios do caminho, revivendo toda a tradição cafeeira do Norte do Paraná.  A Fazenda Flora é uma propriedade histórica – a única do gênero credenciada à Rota do Café.  Possui 24 tulhas secadoras e um enorme terreirão de café ainda conservados. Com a ajuda de um guia, o visitante conhece e vivencia todo o processo antigo de seleção e secagem dos grãos.  Já a Fazenda Santa Tereza, moderna e produtiva, finaliza o passeio estabelecendo um contraponto entre o antigo e o novo, o arcaico e o moderno da produção de café na região.


Empório da CasaEmpório da Casa

A pouco mais de 20 km de Cambará, está um refúgio simpático para degustar os cafés do Norte Pioneiro do Paraná. O Empório da Casa, no município de Jacarezinho, é uma cafeteria gourmet que traz o aroma dos grãos tipicamente produzidos na região. Oferece a bebida tanto quente quanto fria acompanhada de deliciosos bolinhos e biscoitos artesanais. Além de fazer a seleção, classificação e a torra artesanal, há espaço para a comercialização de cosméticos à base de… café. Luxo!


Fazenda Monte BeloFazenda Monte Bello

É um dos passeios mais ricos da Rota do Café. A Fazenda Monte Bello, localizada em Ribeirão Claro – a 30 km de Jacarezinho, é uma propriedade do século passado que conserva todas as instalações e equipamentos usados na produção de café. Aberta à visitação, um guia percorre com o turista algumas trilhas que resgatam os bons ventos da riqueza cafeeira, que representa não só um período emblemático da produção agrícola do Paraná como de todo o Brasil. O passeio começa bem cedinho com um saboroso café rural feito artesanalmente – de pães a geléias. As visitas devem ser previamente agendadas e incluem o café rural.  Antes de ir, consulte valores.


Pousada VictorPousada Victor

Hospedagem com excelente custo benefício para quem quiser fazer uma visita, por exemplo, à Fazenda Monte Bello (café rural) ou ao Sítio Morada do Sol (para compra de doces de frutas e geléias artesanais). A Pousada Victorestá na área urbana da cidade e foi credenciada à Rota do Café por ser ponto estratégico do caminho cafeeiro. Os apartamentos são amplos, com equipamentos novos e tem wi-fi grátis. O restaurante ao lado – que pertence à pousada – é especializado em pizzas artesanais.


Restaurante Parada da SerraRestaurante Parada da Serra

Um dos atrativos gastronômicos da Rota do Café, o Restaurante Parada da Serra – conduzido pela chef Michela Serv – fica na rodovia de acesso aos municípios de Ribeirão Claro e Carlópolis. O espaço de comida caseira e artesanal pode receber você logo após sua visita à Fazenda Monte Bello ou a qualquer momento que você esteja passando pela região. O restaurante é especialista em crepes servidos no prato. Um deles, o crepe de café, foi elaborado especialmente para atender à Rota do Café.


Rstaurante BrasilianoRestaurante Brasiliano

Comandado pelo chef Marcelo de Camargo, o restaurante Brasiliano preparou um menu todo feito à base de café, incluindo três pratos salgados:  Penne ao Cappuccino de Funghi, Risoto Espresso de Lombinho com Queijo Coalho e Filletto ao Ristretto com Purê de Batatas e Amêndoas. É o local mais do que perfeito para você finalizar (ou quem sabe começar) sua vivência pela Rota do Café. O restaurante possui carta de vinhos e cervejas artesanais. O ambiente é acolhedor e oferece música ao vivo.
Para conhecer todos os atrativos credenciados ao projeto, assim como dados de contato, entre no site da Rota do Café. http://www.rotadocafe.tur.br

 

Confira mais Pontos Turísticos da Região Sul ou veja mais Roteiros Turísticos e Pontos Turísticos do Paraná


Confira as melhores ofertas de hospedagem no Paraná – PR


Booking.com

você pode gostar também